Apoios

Cultura

Fundação Serralves

fundacao-serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito europeu ao serviço da comunidade nacional, que tem como missão sensibilizar o público para a arte contemporânea e o ambiente, através do Museu de Arte Contemporânea como centro pluridisciplinar, do Parque como património natural vocacionado para a educação e animação ambientais e do Auditório como centro de reflexão e debate sobre a sociedade contemporânea.

Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

arpad-vieira

A Fundação, inaugurada em Novembro de 1994, tem por principal objetivo a divulgação e o estudo da obra dos pintores Arpad Szenes e Vieira da Silva .
O Museu e Centro de Documentação e Investigação, além da sua coleção permanente , que cobre um vasto período da produção dos dois pintores Arpad Szenes (de 1911 a 1985) e Maria Helena Vieira da Silva (de 1926 a 1986) são apresentadas regularmente exposições de artistas que partilharam afinidades artísticas com Arpad Szenes e Vieira da Silva ou que com eles conviveram.
Anualmente apresenta também uma mostra extraordinária cuja temática permita acompanhar a evolução da arte moderna.
O anfiteatro para 100 pessoas, equipado com som, audiovisual e gabinetes de tradução simultânea, localiza-se no piso inferior. Conferências, colóquios, videos e outras manifestações, que contribuam para o aperfeiçoamento da arte contemporânea e o desenvolvimento da cultura, são regularmente apresentadas.

Fundação Eugénio de Almeida

eugenio-almeida

A vocação institucional da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) concretiza-se nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável, e tem especial incidência na região de Évora. Pese embora esta centralidade geográfica, a Fundação alarga a sua esfera de influência a todo o território nacional, projetando-se também além fronteiras.
A colaboração da Fidelidade em projetos realizados pela Fundação tem possibilitado o reforço da sua atuação, no âmbito social e cultural, contribuindo para o cumprimento da missão da FEA e da sua responsabilidade social.
A agenda cultural é de facto muito prestigiante pelo que nos últimos anos temos apoiado a Fundação nas suas iniciativas culturais, dando um contributo efetivo para o enriquecimento do panorama cultural da região.

Aporvela – Caravela Vera Cruz

logo-aporvela

A Fidelidade patrocina a Aporvela sob a forma de líder de co-seguro da Caravela Vera Cruz que é uma réplica exata das antigas Caravelas usadas pelos Portugueses na Era dos Descobrimentos.
Foi construída no ano 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas.
Com um objetivo didático e pedagógico esta caravela comporta o “Programa de Visitas Escolares à Caravela Vera Cruz”, em estreita colaboração com o ISCEL (Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer) contempla uma aula de História ao vivo a bordo da Caravela Vera Cruz, utilizando métodos de interação com os alunos.
A visita a bordo da Caravela Vera Cruz oferece aos alunos uma viagem ao passado, permitindo-lhes compreender e dominar melhor as matérias relacionadas com a expansão Portuguesa do século XV. A forte componente prática desta visita oferece uma dinâmica que de outra forma não seria conseguida em contexto de sala de aulas. Ao poder ver, tocar, ouvir, sentir e participar, os alunos têm um contacto direto e real com as temáticas e matérias aprendidas, e dificilmente esquecerão a experiência

MAIS ARTIGOS