José Pedro Croft

Cultura

O ciclo de exposições da Coleção António Cachola no Chiado8 encerra, ao fim de dois anos, com uma mostra individual de José Pedro Croft, um dos artistas mais representados na coleção.Atualmente é também o artista representante de Portugal na Bienal de Veneza.

José Pedro Croft nasceu no Porto em 1957. Vive e trabalha em Lisboa.Frequentou o curso de Pintura da ESBAL, de 1976 a 1981.Determinante no seu percurso artístico, que se inicia na década de 1980, foi ter trabalhado com o escultor João Cutileiro.Na sua obra encontramos sem hierarquias a transição entre escultura, desenho e gravura.Está representado em inúmeras coleções museológicas e institucionais tanto em Portugal como noutros países, nomeadamente Brasil, Espanha, França e Áustria.

Nesta mostra, que estará patente gratuitamente no Espaço Fidelidade chiado8 – Arte Contemporânea, são apresentadas três esculturas e duas gravuras que funcionam como contraponto das obras tridimensionais.

A Coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), é uma das mais significativas coleções de arte contemporânea portuguesa. A representação que António Cachola concebeu, integra uma paisagem de fundo – a arte que, em Portugal, foi sendo criada pelos artistas que desenvolveram o seu percurso a partir da década de oitenta do século passado, ou que a partir deste arco temporal definiram a sua presença. O início das aquisições, nos primeiros anos da década seguinte de 1990, são reveladores da observação de proximidade de obras e percursos artísticos de que a coleção é testemunho e a revelar critérios apurados de escolha. A coleção, que continua em aberto, é composta por obras nos suportes e técnicas mais diversos, espelhando a multiplicidade das práticas artísticas contemporâneas.

O ciclo de mostras da Coleção António Cachola em exposição no chiado8 resulta de um protocolo entre a Companhia de Seguros Fidelidade e o MACE, que compreendeu a apresentação de oito exposições da Coleção António Cachola, com curadoria de Delfim Sardo, entre 2015 e 2017. A última mostra deste ciclo da Coleção António Cachola encerra agora com a mostra do artista José Pedro Croft.

 

Esta exposição vai estar patente até 14 de Julho de 2017 e a entrada é gratuita.

Horário: De segunda a sexta-feira; das 12.00h às 20.00h

MAIS ARTIGOS