Explorar os mares

Cultura

aporvela640

A caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas usadas pelos portugueses na Era dos Descobrimentos, e foi construída no âmbito da Comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Foi construída no ano 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Esta réplica destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas.

Com um objetivo didático e pedagógico esta caravela comporta o “Programa de Visitas Escolares à Caravela Vera Cruz”, em estreita colaboração com o ISCEL (Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer) que contempla uma aula de História ao vivo a bordo da Caravela Vera Cruz, utilizando métodos de interação com os alunos. A visita a bordo da Caravela Vera Cruz oferece aos alunos uma viagem ao passado, permitindo-lhes compreender e dominar melhor as matérias relacionadas com a expansão Portuguesa do século XV. A forte componente prática desta visita oferece uma dinâmica que de outra forma não seria conseguida em contexto de sala de aulas. Ao poder ver, tocar, ouvir, sentir e participar, os alunos têm um contacto direto e real com as temáticas e matérias aprendidas, e dificilmente esquecerão a experiência. Nesta visita guiada e muito didática, as crianças  realizaram uma “viagem” ao passado dos Descobrimentos, permitindo-lhes compreender e dominar melhor as matérias curriculares da disciplina de História e Geografia, numa experiência única de uma autêntica aula a bordo! Para as acompanhar  esteve  uma equipa de experientes e simpáticos marinheiros.

Sem dúvida, é uma experiência inesquecível embarcar nesta aventura!

MAIS ARTIGOS