Natal Consciente

Literacia Financeira

literacia-natal_640

Na época das compras de Natal vale a pena perguntarmo-nos se o dinheiro nos traz mesmo felicidade?
A resposta, de acordo com a investigação feita um em vários países é: “Sim! Desde que respeitemos os nossos limites financeiros e os seguintes princípios”:

1º Compre experiências (em vez de bens materiais)
Quando gastamos dinheiro em experiências: concertos, viagens, refeições (que recordaremos sempre), isso dá-nos maior satisfação do que comprar coisas.

2º Transforme os seus gastos habituais em mimos
Imagine que adora chocolate e todos os dias compra um, se, em vez de comprar e consumir um todos os dias, o fizer apenas uma vez por semana, isso fá-lo-á mais feliz e tornará esse momento verdadeiramente especial!

3º Compre tempo
Antes de comprar alguma coisa pergunte-se de que forma ela lhe dará ou retirará tempo? Invista em coisas ou experiências que lhe dêem realmente mais tempo!

4º Pague agora e consuma depois
Este princípio é o contrário do que é feito com os cartões de crédito, que nos permitem usufruir do bem primeiro (primeiro temos a gratificação) e pagar depois (sentindo depois a “dor” de pagar). Mas, quando pagamos (sofremos) primeiro e usufruímos depois, isso traz-nos maior felicidade, pense por exemplo nas suas férias, serão muito mais tranquilas e felizes se tiverem sido previamente pagas. Além disso, esperar para ter também aumenta a felicidade!

5º Invista nos outros
Este é o princípio mais intuitivo de todos! Todos nos sentimos imediatamente mais felizes a gastar dinheiro com quem gostamos ou em causas em que acreditamos, desde que o façamos voluntariamente (claro!) e que reforce o relacionamento com a pessoa ou causa.

Susana Albuquerque
My Soul Project TM

MAIS ARTIGOS