Oh! Oh! Oh!

Literacia Literacia Financeira

contas-vida640-dez16

Aposto que todos os anos promete a si próprio nunca mais cair na loucura das compras de Natal mas depois a data vai-se aproximando e não consegue escapar desta onda de consumismo, que implica muitas vezes gastar mais do que queria ou podia.

Saiba então como escapar do consumismo da época:

  1. Defina se quer e pode dar presentes comprados – lembro-lhe que os mais presentes que nos fazem mais felizes são as experiências e os bons momentos que passamos com aquele de quem mais gostamos e sabia que está provado que quantos mais presentes as crianças recebem, menos satisfação sentem com os mesmos?
  2. Faça uma lista das suas ofertas e recorde que o seu objetivo é mostrar a quem as recebe que são importantes para si
  3. Antes sequer de pensar em comprar use a regra dos 3 Rs – reduzir, reciclar e reutilizar – veja quantas dessas ofertas podem ser:
  • • Reduzidas – pode por exemplo combinar com a família que apenas dão um presente a cada pessoa e uma pessoa compra apenas para outra, ou então instituir o amigo secreto – sorteio secreto para saber a quem cada um oferece um presente até determinado valor. Da minha experiência quanto mais reduzido o valor mais imaginativos são os presentes!
  • • Recicladas – nas nossas casas e escritórios temos tantos materiais que podemos reciclar e transformar em ofertas úteis ou bonitas. Se estiver sem ideias há mil e uma ideias na Internet e na sua maioria não requerem muito trabalho
  • • Reutilizadas – veja por exemplo se pode oferecer livros que já tenha lido ou roupas que já não usa, loiças, objetos de decoração, etc.  Todos nós temos as casas cheias de coisas que não usamos na sua esmagadora maioria, por isso quando decidimos oferecer parte dessas coisas além de pouparmos dinheiro estmoa stambém a poupar o ambiente que não sustenta por muito mais tempo esta produção em massa.

4. Se depois de explorar estas opções ainda assim tiver que comprar algumas ofertas, defina primeiro quanto pode gastar, depois olhe para a sua lista de ofertas em casa com calma e só depois vá às compras com tempo!

Lembre-se que a verdadeira abundância, não está em comprar mais, mas antes em gastar menos e ter maior desafogo financeiro (e ambiental, pois quanto menos comprarmos, mais poupamos o ambiente também!).

 

Susana Albuquerque

My Soul Project ™

MAIS ARTIGOS