Para o outro lado

Comunidade

A Fundação Universidade Pedagógica definiu como uma das suas áreas prioritárias o apetrechamento de Bibliotecas Móveis e fixas nas escolas, através dos Serviços de Documentação e Informação da Universidade Pedagógica.

Buscando parceiros estratégicos e conscientes da necessidade de contribuir para uma área crítica do sistema de ensino que é a área da promoção e incentivo da Leitura, a UP Fundação recebeu da Seguradora Internacional FIDELIDADE um donativo constituído por mais de 5.000 livros e jogos didácticos, material este que resulta da confiança sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação e a Universidade em prol da educação, que por meio de uma atitude tão nobre a FIDELIDADE promoveu uma campanha no seio de seus colaboradores que contribuíram para a captação do material em Moçambique e Portugal.

Os livros e jogos serão distribuídos pelas bibliotecas móveis em constituição nas delegações da UP em Montepuez, Manica, e Tete e na biblioteca fixa a ser constituída na vila da Namaacha e ainda para a renovação do acervo das bibliotecas móveis a aperar em Maputo e Nampula.

A cerimónia de entrega de Livros decorreu no passado dia 24 de Maio na Reitoria da Universidade Pedagógica e de acordo com o Reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão, “por ano, normalmente são distribuídos cerca de 14 milhões de livros para os cerca de sete milhões de alunos que temos espalhados pelo país”.

Com esta parceria, a Companhia de Seguros Fidelidade e a Fundação da Universidade vão apetrechar as bibliotecas das escolas primárias de Montepuez em Cabo Delgado e da Namaacha, em Maputo. Também irá estender-se para bibliotecas móveis de modo abranger-se todo o país.

A presidente da Fundação Universitária, Yolanda Arcelina, afirma que esta é uma das várias actividades que a sua instituição tem estado a desenvolver. Esta abertura da Fidelidade, segundo Arcelina, é um acto nobre pela responsabilidade e o efeito que terá a longo prazo. “Gostaríamos de assegurar à Fidelidade que os livros serão na sua totalidade direccionados para o fim a que nos propomos. Para melhorar o acervo das bibliotecas móveis e também na sua constituição em escolas primárias seleccionadas e por onde a UP está presente.”

O Director Geral da Fidelidade, Carlos Leitão, disse que a política da empresa que dirige prende-se com acções que visam o envolvimento e o desenvolvimento da comunidade local, o que faz com que se envolva no apoio deste tipo de iniciativas.

“Esta ideia envolveu mais de três mil colegas nossos em Portugal, as suas famílias e inicialmente tínhamos como meta atingir um universo de cerca de mil livros e que este número já tornaria esta iniciativa um sucesso. Mas o certo é que, rapidamente este número foi ultrapassado, e o sucesso foi de tal ordem que tivemos que protelar duas vezes o encerramento da campanha, porque continuavam a chegar livros de todo o país e assim foi possível ultrapassar os cinco mil livros. Assim esta Campanha realizada em Portugal envolvendo os colaboradores da Fidelidade e as suas famílias permitiu a entrega de mais de cinco mil livros para o Projecto de Bibliotecas Móveis promovido pela Fundação Universidade Pedagógica, formalmente entregues nesta cerimónia” finalizou Carlos Leitão.

Finalizando a cerimónia a Directora Nacional de Educação Ensino Secundário, Samaria Tovela, em representação do Ministério da Educação, relevou a importância deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento de hábitos de leitura nas crianças moçambicanas.

Maputo, 26 de Maio de 2017

MAIS ARTIGOS