Poupar não custa

Literacia Literacia Financeira

contas-vida640-nov16

1 – Torne a sua poupança motivadora e dirija-a para a concretização dos seus sonhos

Poupar implica adiar a gratificação imediata de ter agora em nome de um objetivo futuro, por isso esse objetivo futuro tem que ser claro, em primeiro lugar, e motivador em segundo. Como não há nada de mais motivador do que concretizar os nossos sonhos, defina qual o sonho que a sua poupança vai servir para realizar.

2 – Esqueça as extensões artificiais do seu rendimento

As contas-ordenado ou o cartão de crédito podem iludirmos quanto ao dinheiro que temos disponível e induzir que gastemos mais, por isso, se poder, esqueça-os: mude para uma conta normal ou deixe o cartão de crédito em casa quando for às compras. Lembre-se que que lhe é “oferecido”pelo banco, representa o que vai deixar de poupar para os seus sonhos.

3 – Espere antes de fazer uma compra

Sabia que quando esperamos para ter, na maioria das vezes essa necessidade, de ter por exemplo mais um jogo eletrónico ou um par de sapatos, desaparece? Sabia também que se essa necessidade for real quando esperamos até obter o que desejamos, essa compra dá-nos maior satisfação do que aquela que fazemos de imediato?

4 – Evite passear por centros comerciais ao vivo e na internet

Assim evitará descobrir novas “necessidades”. Mas, se ainda assim o fizer, peça para reservar ou vá dar uma volta antes de comprar, essa reflexão vai permitir-lhe tomar uma decisão racional e poupar se não precisar. Se estiver a comprar on-line adicione à sua “wish list” aposto que daqui a dois dias já não se lembra do que lá colocou!

5 – Nunca deixe os seus dados de cartão de crédito nos sites de compras

Essa é uma forma de facilitar as suas compras on-line por isso não o faça. Muitas vezes o simples facto de ter que ir buscar o cartão permite-lhe parar para refletir se precisa mesmo de fazer essa compra, resistindo à tentação de comprar.

6 – Dinheiro que os olhos não veem, não pode ser gasto  

Se poupar à cabeça todos os meses, de forma automatizada – com ordem de transferência da sua conta à ordem para uma conta poupança – vai gerir o seu dinheiro sem contar com aquele que já poupou e sem esforço para poupar!

Susana Albuquerque

My Soul Project Tm

MAIS ARTIGOS