Safemode Safety Benchmark

Segurança

Com o intuito de identificar o posicionamento e o desempenho das empresas ao nível da SST, a Safemode desenvolveu o Safemode Safety Benchmark (SSB), um estudo que abrangeu um universo de 101 empresas e que permitiu criar um referencial aplicável a qualquer empresa que pretenda avaliar o grau de implementação dos seus programas de segurança.

Globalmente, concluiu-se que as empresas portuguesas apresentam resultados pouco positivos, em matéria de SST. São notórios, de forma transversal a todos os setores de atividade e regiões analisadas, défices em termos formativos/informativos e em termos de auditorias.

Há um longo caminho a percorrer, nomeadamente para a criação e implementação de uma visão e cultura de segurança, dos mecanismos de auditorias aos sistemas de segurança e saúde no trabalho, da implementação de mecanismos de controlo e inspeção, e ainda de processos de formação e informação internos às empresas.

Os resultados deste estudo são usados no Programa Safelife, destinado a deixar nas empresas uma Cultura e Capacidades de Gestão e de Segurança através de uma abordagem holística e sistémica, conducente à eliminação de acidentes e à melhoria da performance e rentabilidade.

Pela positiva destacam-se os parâmetros relativos à organização e medidas em vigor, com scores superiores a 70%, embora não atinjam o posicionamento definido como satisfatório (75%).

MAIS ARTIGOS