Saúde e Segurança no Trabalho

Segurança

Otimizar processos e comportamentos na área da saúde e segurança no trabalho

1.º ESTUDO EM PORTUGAL SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Devido à inexistência de informação sobre Segurança e Saúde do Trabalho (SST) no mercado, a Safemode decidiu realizar um estudo sobre a Organização de Segurança e Saúde no Trabalho em Portugal.

Apresentado em dezembro de 2013, este estudo englobou 161 empresas de média e grande dimensão, dos segundo e terceiro setores de atividade. Os vectores do mercado em análise foram: como está organizado e qual a sua dimensão; quais as características valorizadas pelo decisor de SST, como escolhe e como avalia os prestadores de serviços nesta área; quando se contratam os serviços de SST e por quanto tempo.

Sendo a Safemode uma empresa que pretende ser um parceiro na otimização de processos e comportamentos ao nível de segurança, contribuindo para que as organizações atinjam melhores resultados, este estudo resultou da constatação da lacuna existente ao nível da avaliação da performance das organizações em termos relativos e absolutos.

  • O mercado português de SST das grandes e médias empresas apresenta uma organização assente maioritariamente na contratação de serviços a entidades externas (55%).

  • O mercado vale cerca de 156 Milhões de euros por ano, sendo o segmento de médias empresas responsável por cerca de 28% das contratações destes serviços.

  • O grau de satisfação global das empresas com a prestação dos serviços de SST situa-se nos 3,7 valores, numa escala de 1 a 5.

MAIS ARTIGOS