Solidariedade

Ações junto dos Colaboradores

Dar o nosso melhor aos que precisam de nós

AJUDAR CÁ DENTRO – APOIO AOS COLABORADORES

 

GRUPO DE APOIO SOCIAL – NÓS

A crise económica que se vive e que afeta a sociedade não tem deixado indiferente o Grupo Segurador Fidelidade  no que diz respeito às necessidades dos seus colaboradores. Neste contexto, foi criado em 2013 o projeto Nós – Grupo de Apoio Social – acrescendo aos benefícios já existentes para os colaboradores uma série de outros apoios nas vertentes financeira, social e psicológica.

Como áreas abrangidas por este projeto destacam-se

  • Apoio social/psicológico: nomeadamente através da assistência à família, apoio em situações de crise na família e apoio em situações de crise relacionadas com eventos de vida.
  • Apoio financeiro: complementarmente a outros benefícios já existentes, encaminhamento para consultas individuais de cariz financeiro e/ou workshops temáticos relacionados com a gestão do orçamento familiar, poupanças e investimentos.

 

BOLSA DE EMPREGO PARA FAMILIARES DE COLABORADORES

O Grupo Segurador Fidelidade criou a Bolsa de Emprego para familiares de colaboradores em situação de desemprego, que pretende ser um elemento facilitador para todos aqueles que têm familiares em situação de desemprego prolongada.

Para o desenvolvimento deste projeto, NOS – Grupo de Apoio Social criou um conjunto de parcerias com empresas de recrutamento que se destacam pela qualidade do serviço prestado.

Em cada empresa do Grupo existe um interlocutor privilegiado, a quem são encaminhados os currículos recebidos. As empresas farão os possíveis por entrevistar todos os candidatos, mesmo não existindo vagas em aberto para a área dos mesmos. O importante é encaminhá-los para outras vagas, relacionadas com a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Sabendo que não é garantida a colocação do familiar do colaborador em determinada organização, pretende-se garantir que os currículos são analisados e encaminhados para as ofertas de emprego disponíveis e a que se adequem.

 

 P.I.BE.

O Grupo Segurador Fidelidade criou o Programa de Incentivo à Busca de Emprego para familiares de colaboradores em situação de desemprego, que visa  ajudar os familiares de colaboradores que se encontram desempregados.

Um programa completo que envolve consultas de coaching individual, análise e construção de currículos e cartas de apresentação, descoberta de novas valências, reforço e partilha de experiências com workshops temáticos e elaboração de um plano de acção personalizado, bem como a oportunidade de aceder a entrevistas de potenciais ofertas de emprego.

 

FEIRAS “DE NÓS PARA NÓS”

As feiras “de nós para nós” são iniciativas dirigidas aos colaboradores, que têm lugar em diversas épocas do ano, e permitem adquirir bens criados e colocados à venda por outros colaboradores. Exemplo disto são as feiras do Natal e da Páscoa, onde se podem encontrar artigos vários, como artesanato, pinturas, artigos de decoração ou géneros alimentares.

 

EXPLICAÇÕES “DE NÓS PARA NÓS”

Saber dar e dar saber é a premissa por detrás desta iniciativa. Alguns colaboradores do Grupo Segurador Fidelidade disponibilizaram-se gratuitamente para dar explicações a filhos de colaboradores.

 

BOLSA DE FAVORES

Na Bolsa de Favores qualquer colaborador pode publicitar o bem que tem para vender a “preço de amigo”. Basta o preenchimento de um pequeno formulário no local do site dedicado.

 

OS COLABORADORES ENVOLVIDOS NA SOLIDARIEDADE

Mobilizar os colaboradores em iniciativas de âmbito social com a comunidade é cada vez mais uma forma de reforçar a coesão interna, com um objetivo social, dentro da política de voluntariado empresarial das empresas.

 

BOLSA DE VOLUNTARIADO 

A Bolsa de Voluntários do Grupo Segurador Fidelidade traduz os compromissos da empresa com a prática de voluntariado empresarial. Nesta Bolsa podem inscrever-se, receber formação e participar todos os colaboradores.

Saliente-se que o Grupo Segurador Fidelidade disponibiliza 8 horas por semestre aos seus trabalhadores para a prática de Voluntariado.

 

PROTOCOLO ENTRAJUDA

 Para acompanhamento das acções de voluntariado, foi estabelecido um protocolo com a EntrAjuda, associação especialista nesta matéria, com o objetivo de estabelecer a ponte entre quem necessita e quem está disponível para dar, assegurar a formação necessária de todos os voluntários e acompanhar a actuação dos voluntários.

 

AÇÕES DE VOLUNTARIADO 

Durante o ano são várias as ações de voluntariado promovidas, para as quais os colaboradores são convidados a participar, aqui ficam alguns exemplos:

 

Projeto + 1 Avó

Projeto de voluntariado em que os colaboradores são convidados a adotar uma avó numa instituição contígua a um dos edifícios de trabalho.

Com o mote Será que no nosso coração há lugar para + 1 AVÓ? o objetivo é simples:  dar um pouco de nós a estas “avós” que se encontram sozinhas, e que gostam de conversar e de se sentir acarinhadas.

Durante o ano, os “netos” visitam e apoiam as “avós”, proporcionando bons momentos e trocando saberes e experiências de vida.É um projeto de voluntariado empresarial que tem continuidade no tempo.

Este projeto começou por ser lançado no Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, em Lisboa, contíguo a um dos edifícios do Grupo Segurador mas já se alargou a outros edifícios do Grupo.

 

Kits Escolares

Com o regresso às aulas em mente , em conjunto com a Entrajuda, foi promovida uma ação de voluntariado que ajudou a separar e embalar 1.500 kits de material escolar a serem entregues a instituições que cuidam de crianças carenciadas. Estes kits foram distribuídos por 1.500 crianças do 3º Ciclo do Ensino Básico, pelo início do ano letivo.

 

Celebrar Santo António – Organização Arraial Instituição de Idosos

 

Nesta ação, o Programa de responsabilidade Social do Grupo Segurador ,Gente com Ideias organizou um arraial para os idosos da Casa de Nossa Senhora da Vitória, com o intuito de assinalar as festas dos Santos Populares em Lisboa, onde não faltou a simpatia e a boa disposição!

Nesta ação de voluntariado em que os colaboradores foram convidados a participar, além da música popular ambiente e das decorações de Santo António, a tarde foi animada com o grupo musical  “Informáticos e Companhia”, composto por colaboradores do departamento informático do Grupo Segurador.

 

Levámos um Lanche de Páscoa!

Com a solidariedade e a alegria das crianças em mente promovemos uma acção de Voluntariado alusiva à época, e levámos um lanche doce de Páscoa às crianças em idade pré-escolar da Associação Promotora da Criança, em Rio de Mouro. Além do lanche, houve ainda Ovos de Páscoa para descobrir numa “caça ao tesouro” divertida.

 

Com as Crianças ao Museu!

O Programa de Responsabilidade Social do Grupo Segurador Gente com Ideias concretizou mais uma acção de voluntariado empresarial, no patrocínio e acompanhamento de uma visita de 50 crianças ao Museu da Electricidade, em Lisboa.
Essas crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, são alunos de uma IPSS situada no Vale da Amoreira e frequentam o ATL do Centro Social e Paroquial da Baixa da Banheira – concelho da Moita.

 

 Um Dia Diferente!

Os colaboradores do Grupo Segurador foram  convidados a fazer parte de um Dia Diferente com os utentes da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos AMORAMA.

Este dia diferente e proporcionou uma visita ao Oceanário de Lisboa aos cerca de 20 utentes desta Associação, na companhia de 7 dos seus técnicos.

 

Pintar faz bem!

45 voluntários Gente com Ideias organizaram-se para fazer pinturas de interior no Lar Maria Droste, na Travessa da Luz, em Lisboa. A acção efectuada incluiu pinturas de paredes, tectos e portas, num imenso espírito solidário e de entreajuda, sempre sob a coordenação e supervisão da ENTRAJUDA. Esta IPSS dedica-se ao acolhimento e apoio social de adolescentes e jovens do sexo feminino, entre os 10 e os 18 anos que são retiradas aos pais por decisão do tribunal ou da Segurança Social.

 

Recolhas Solidárias

Em colaboração com a ENTRAJUDA , instituição que faz a ponte com as  necessidades das diversas IPSS , multiplicam-se, ao longo do ano, as recolhas solidárias que contam com a participação dos colaboradores.

 

“Dar o Litro é Simples!” 

O Grupo Segurador Fidelidade associou-se á Comunidade Vida e Paz na campanha “Dar o Litro é Simples!” promovendo uma  recolha solidária de leite a favor dos utentes da Comunidade Vida e Paz, em que todos os colaboradores foram convidados a trazer 1 litro de leite.

A Comunidade Vida e Paz precisava de leite, que é um bem essencial para as pessoas sem-abrigo e para os utentes das Comunidades Terapêuticas e de Inserção. Diariamente, são distribuídos 150 litros de leite, pelo que a sua falta comprometia a alimentação de todas essas pessoas, apelando à solidariedade.

 

Arredonde o seu salário por sorrisos!

Para os colaboradores do Grupo Segurador continuarem a adotar um Doutor Palhaço da Operação Nariz Vermelho e a garantir 84 visitas anuais, duas vezes por semana aos hospitais, multiplicando os sorrisos de mais de sete mil crianças hospitalizadas, foi promovida no sitio interno do Programa de Responsabilidade Social Gente com Ideias a Campanha Arredonde o seu salário por Sorrisos! em que cada colaborador era convidado a contribuir para esta causa com o montante que entendesse do respetivo salário.

 

Radiografias para a AMI.

Recolha de radiografias dos colaboradores em prol da AMI. Os colaboradores foram convidados a trazer radiografias antigas e entregá-las à AMI, para reciclagem. Todas as radiografias com mais de 5 anos ou que já não têm valor de diagnóstico seriam úteis para esta entrega.

Cada tonelada de radiografias recolhidas dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para os pontos do mundo onde acontecem catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente, e a melhorar a assistência que presta aos mais desfavorecidos em Portugal.

 

Um bolo-rei, dois bolos-reis, três bolos-reis …

Para assinalar os reis e ajudar a Associação Vale de Acor 1871 bolos-reis foram distribuídos nas instalações do Grupo Segurador e traduziram-se em donativos no valor de 3.446,80 euros para aquela Associação.

Em troca de um bolo-rei o colaborador dava, se assim o entendesse, um contributo monetário a partir de 1 euro em prol da referida instituição.

 

Recolha de Material Escolar

No regresso às aulas, o Grupo Segurador associou-se à Entrajuda  na recolha de material escolar, apelando à solidariedade dos colaboradores que com o seu contributo permitiram a entrega de kits escolares a crianças de instituições carenciadas em todo o país.

 

Árvores Solidárias

As cerca de 150 árvores de natal das agências e centros são enfeitadas com bens que finda a época natalícia são recolhidos e entregues à Entrajuda que os fará chegar aos mais carenciados. Pares de meias, gorros e cachecois, roupa de bebé, pantufas foram alguns dos bens que já enfeitaram as árvores e foram doados.

 

Treino Solidário

Com o mote “Porque dar é o que mais nos faz mover”, foi promovido um Treino Solidário Gente com Ideias a correr aberto a todos! Os participantes no treino foram convidados a trazer produtos de higiene pessoal destinados ao Centro Social e Paroquial de Santa Catarina como forma de inscrição.

Com esta iniciativa , foi possível uma ação  “dois em um” em prol da vida saudável e da solidariedade.

 

Meta o Nariz por esta Causa – Adoção da Dra Valentina Valentona

“Meta o nariz por esta causa” foi o convite feito pelos vários Doutores palhaços que entraram nas nossas instalações em vários edifícios do Grupo Segurador.  Numa campanha de angariação sem precedentes, os Doutores Palhaços que trouxeram alegria aos espaços de trabalho tornaram irrecusável o convite a contribuir para esta causa através da compra de narizes vermelhos.A maioria dos colaboradores deram a cara por esta iniciativa com enorme orgulho.

Esta ação de recolha de fundos interna destinada à Operação Nariz Vermelho foi um sucesso! O valor recolhido foi o suficiente para assegurar o trabalho de um Doutor Palhaço no período de um ano e aderir ao programa “adote um palhaço”.
Graças a esta recolha foi adotada a Doutora Valentina Valentona que vai poder continuar a espalhar alegria e boa disposição às crianças hospitalizadas durante um ano.

 

Árvores de Natal com Muita Pinta!

Retomando o conceito das árvores solidárias as cerca de 150 árvores de Natal do Grupo Segurador tiveram muita pinta!

As árvores representaram o apoio à Operação Nariz Vermelho através da oferta de 20.000 livros para pintar criados  pelos Doutores Palhaços para levar alegria às crianças hospitalizadas.

 

Recolha de Livros Infantis

Foi promovida  uma happy hour nos stands troca /troca!

Como o mote: Traga livros infantis e juvenis que os seus filhos já não precisam e entregue-nos para , através da ENTRAJUDA; os fazer chegar a crianças carenciadas.

Em troca dos livros trazidos , oferecemos um Livro A Vida Tem muita Pinta!

 

Prefiro que sejas tu a jantar

Desde 2010 que os jantares de Natal dos colaboradores do Grupo Segurador são convertidos  em ceias de Natal para famílias carenciadas de Norte a Sul do País e Ilhas.  Esta é uma troca que enche todos os colaboradores de alegria!

São mais de 1600 cabazes de Natal que se traduzem em mais de 6 toneladas de alimentos típicos para a ceia da Consoada que vão beneficiar cerca de 6500 pessoas. A entrega é feita por colaboradores do Grupo Segurador que pertencem à Bolsa de Voluntariado, um projeto do Programa de Responsabilidade Social “Gente com Ideias”.

 


Natal com os Pensionistas

Um presente especial para pessoas especiais.

Com o apoio da Direcção de Acidentes de Trabalho, o Programa de Responsabilidade Social Gente com Ideias procura todos os anos levar prendas de Natal personalizadas e cuidadosamente escolhidas aos  Pensionistas de acidentes de trabalho institucionalizados em vários pontos do país, procurando ir de encontro aos seus gostos, necessidades e até sonhos e experiências.

Para tornar estas ofertas mais humanos e fazer sorrir os seus destinatários, todos os colaboradores são desafiados a associar-se às respectivas entregas antes do Natal!

 

Recolha de Mantas para Animais

Com a máxima “Porque é inverno as mantinhas sabem bem… e aos animais também!” os colaboradores foram convidados a trazer mantas. Assim, a pensar nos animais abandonados foi feita uma recolha solidária de mantas a favor da UPPA (União para a Proteção dos Animais).

 

Equipamento Informático Solidário

A Fidelidade Grupo Segurador doa equipamento informático em fim de vida a diversas instituições sinalizadas pela Entrajuda.

 

 

Leilão do Leão

Foi feita a promoção de  um leilão solidário com 50 camisolas do Sporting autografadas por toda a equipa da época passada entre os colaboradores do Grupo. O leilão virtual teve lugar no sítio interno do Programa de Responsabilidade Gente com Ideias . O valor deste leilão reverteu a favor de várias causas solidária.

 

Recolha de Produtos de Higiene Pessoal 

Em parceria com a Entrajuda, foi levada a  cabo uma recolha interna de produtos de higiene pessoal, em Lisboa e no Porto, para serem entregues em duas instituições locais de assistência a população da terceira idade e levar-lhes higiene e conforto. Em Lisboa, esta recolha teve como destinatário a Associação de Assistência Social Evangélica. No Porto, a recolha destina-se a ajudar o lar de idosos  Irmãzinhas dos Pobres do Porto.

 

Re-equipar a lavandaria das Aldeias de Crianças SOS Bicesse 

Em resultado da votação electrónica interna junto dos colaboradores,  foi este o projecto de solidariedade eleito para apoiar . Através dum passatempo de mérito associado a uma recolha de fundos e com o contributo adicional do Grupo Segurador foi possível re-equipar a lavandaria da Aldeia SOS Bicesse , melhorar as respetivas condições e trazer mais conforto a estas “famílias”.

 

Um Brinquedo, um Sorriso!

O Programa Gente com Ideias lançou junto dos colaboradores uma recolha interna de brinquedos como objectivo de provocar muitos sorrisos em crianças carenciadas do Funchal!

Os brinquedos recolhidos foram entregues ao Abrigo Infantil de Nossa Senhora da Conceição (Funchal).Esta instituição é uma IPSS que apoia crianças e jovens em risco, com idades compreendidas entre os 4 e os 23 anos, nas valências de Creche, Pré-escolar e Centro de Acolhimento (internato), num total de 110 utentes.

 

Campanha de Recolha Interna de Kits de Praia

O Programa Gente com Ideias lançou o desafio aos colaboradores de compor Kits de praia solidários. Unidos esforços foi possível juntar diverso material de praia para as crianças e os adolescentes do Centro Social do Bairro 6 de Maio, na Amadora, destinado à sua Colónia de Férias “Sabura na Praia”.

Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em 1983, por iniciativa da Comunidade das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Desenvolve acções educativas através das valências de Creche e Pré-Escolar, bem como uma ampla acção comunitária, baseadas nos valores da solidariedade, da justiça, da fraternidade, do diálogo e do respeito.

Entre essas atividades existe uma Colónia de Férias que decorre durante 2 semanas em Julho, denominada “Sabura na Praia”, envolvendo anualmente cerca de 160 crianças e adolescentes com idades entre 6-15 anos.

 

Fraldas e Leite para a Ajuda de Mãe

Na Páscoa o Programa Gente com Ideias desafiou todos os colaboradores a juntar-se por Direcção e compor um cabaz de fraldas e leite para um bebé da Ajuda de Mãe. Sob o lema ajude um bebé a “sair da casca” foram ajudadas 150 crianças da Ajuda de Mãe.

 

“Aqueça esta ideia”

Castanhas por mantas: celebrar um S. Martinho mais solidário

 A propósito do S. Martinho, Gente com Ideias foi buscar a esta lenda o mote para uma acção de solidariedade, em que foram pedidas aos colaboradores e à comunidade em geral, mantas e cobertores em troca de castanhas. A iniciativa “Aqueça esta Ideia” teve lugar entre 11 de Novembro e 15 de Dezembro, com a oferta de castanhas no dia de S. Martinho, a todos os colaboradores, e simbolicamente ao público em geral, no Largo do Camões, em Lisboa. A EntrAjuda foi parceira nesta iniciativa.

 

Acção com a Comunidade Vida e Paz

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 Outubro), foi efetuada junto dos colaboradores uma campanha interna de recolha de alimentos para apoiar a Comunidade Vida e Paz na distribuição dos mesmos aos sem-abrigo na área de Lisboa.

 

Uma Mochila Carregada de Futuro

A propósito do Dia Mundial da Criança e do reconhecimento universal de que todas as crianças têm direito a receber Educação, o Programa de Responsabilidade Social do Grupo Segurador Fidelidade Gente com Ideias lançou a Acção interna Mochila Amiga!

A ideia foi promover a criação de Kits Escolares e criar o máximo número de “Mochilas Amigas” que permitissem às crianças menos favorecidas desenvolver as suas capacidades e proporcionar-lhes um futuro de oportunidades mais feliz.

 

Recolhas de Sangue

Regularmente, e em parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Grupo Segurador Fidelidade, são promovidas Recolhas de Sangue nas instalações do Grupo, junto dos colaboradores.

 

Recolha de Amostra de Medula Óssea

Com o objetivo de contribuir para esta iniciativa, as instalações do Grupo Segurador foram também palco para recolha de sangue para testes de compatibilidade com o fim de encontrar possíveis dadores de medula óssea.

 

Recolha de Pequenos Eletrodomésticos

Em parceria com a Entrajuda foi lançada uma acção de recolha e desafiados os colaboradores a dar uma vida nova aos seus equipamentos informáticos, telemóveis e pequenos electrodomésticos.

O resultado da recolha foi para a ENTRAJUDA, que  recupera estes eletrodomésticos e encaminha para reutilização no sector social. Ou, quando isso não seja possível, recicla correctamente.

 

Banco de Livros Escolares

A pensar no esforço financeiro que um novo ano escolar representa para a maioria das famílias, e na sequência duma ideia lançada por uma colaboradora, o Programa Gente com Ideias criou a Ação Banco de Livros Escolares .”Traga os livros escolares do ano findo que já não usa, e veja se no Banco encontra algum dos livros escolares que o(s) seu(s) filho(s) precisa(m) para o próximo ano lectivo” foi o mote desta ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS ARTIGOS