Sustentabilidade

magalhaescorreia3

A sustentabilidade no negócio segurador

‘A missão da atividade seguradora confere-lhe a possibilidade de intervir em áreas tão diversas como as alterações climáticas, as catástrofes naturais, as questões de saúde e prevenção, as problemáticas relacionadas com o aumento da longevidade, entre outras, alavancando as mudanças de comportamentos ao nível dos indivíduos e das empresas, influenciando as políticas públicas e substituindo até, gradualmente, o papel social do estado.’

Jorge Magalhães Correia,
Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade

 

A sustentabilidade nos seguros tem como objetivo mitigar o risco com soluções inovadoras para melhorar o desempenho nos negócios e contribuir para a sustentabilidade económica, social e ambiental.

Garantir o bem-estar e a proteção das pessoas, bem como do seu património, compreendendo, gerindo e assumindo o risco são os principais desígnios da atividade seguradora. Este é por isso, provavelmente, o setor com mais oportunidades de gerar impactos positivos.

Através da prevenção e da mitigação do risco, o mercado segurador contribui para a proteção da sociedade, estimula a inovação e apoia o desenvolvimento económico e social. E estes são fatores essenciais para uma sociedade saudável e sustentável.

Num contexto global de crescentes desafios económicos, sociais, ambientais e até de governação, os cenários de risco estão em profunda mutação, gerando novas oportunidades de negócio, mas exigindo uma atuação proativa das seguradoras com uma resposta integral, credível e previdente às novas circunstâncias. É esta postura e esta capacidade de resposta que determinará o futuro do mercado segurador, a sua viabilidade e resiliência.

Tencionamos, por isso, prosseguir o esforço de adaptação dos produtos às necessidades dos clientes, continuando a inovar nas respostas às solicitações mais recentemente pressentidas. Entre estas, avultam a substituição, ainda que parcial, das garantias públicas em risco de retrocesso: reforma/poupança de longo prazo; financiamento dos cuidados de saúde e da educação; e apoio em situação de dependência.

A estratégia da Fidelidade Grupo Segurador incide no desenvolvimento de soluções que, para além de contribuírem para o desenvolvimento do negócio, permitem dar resposta a questões de interesse nacional e social, e contribuir eficazmente para o objetivo de uma sociedade mais otimista e sustentável.