Também somos verdes

Ambiente

j-botânico_640

Os visitantes do Jardim Botânico de Lisboa podem facilmente identificar a riqueza natural deste jardim, aprendendo mais sobre as espécies existentes, através da sinalética que as acompanha, patrocinada pela Fidelidade. Além disso há ainda um folheto/mapa informativo que apoia uma visita mais autónoma, ideal para quem gosta de explorar a natureza.

A Fidelidade procura desta forma apoiar o Jardim Botânico na sensibilização e incentivo da população escolar, educadores, professores, assim como famílias da comunidade vizinha, para a conservação dos recursos e da biodiversidade, promovendo e valorizando o nosso património natural, histórico e secular, como é o caso do Jardim Botânico.

Com uma área de 4 hectares, o Jardim Botânico representa um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico onde se podem observar perto de 1500 espécies vegetais oriundos de diversas partes do Mundo, entre as quais se destacam as Cicadáceas, Gimnospérmicas, palmeiras e figueiras tropicais. Plantas incluindo briófitos, líquenes e fungos de Portugal, do resto da Europa, de outros continentes e de ilhas Atlânticas, do Índico e do Pacífico constituem o espólio deste museu, cujas coleções históricas remontam ao século XVIII, coligidas em expedições e viagens em África, Brasil, Ásia e Timor. Há ainda o Banco de Sementes, onde são preservadas sementes de espécies raras em vias de extinção. No Jardim Botânico incentiva-se o conhecimento científico de plantas e fungos – base da vida na terra – da sua biodiversidade e conservação, propondo métodos de gestão do ambiente, aproximando a sociedade à natureza e proporcionando o aumento da literacia científica das comunidades. Uma visita a não perder.

MAIS ARTIGOS