Vencer pelo Futuro

Empreendedorismo

protechting_startups-vencedoras640

O Programa Protechting, assente na visão partilhada da Fidelidade e da Fosun, que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro, foi lançado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos tecnológicos, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias nas áreas de negócio de Proteção/Prevenção, Serviço, Saúde e Poupança.

Este Programa, chegou à fase final e apresentou, ao público, os 3 grandes vencedores:


1º lugar: ECTOSENSE

2º lugar: CLEENBEEN

3º lugar: LIFESYMB

A Ectosense vence, assim, a 1ª edição do Programa Protechting, arrecadando um prémio monetário de 10.000,00€ e um roadshow a Xangai.
Com origem numa ideia do seu criador e CEO, o belga Bart van Pee, a Ectosense propõe-se dar resposta de uma forma fácil e mais eficaz aos distúrbios causados pela apneia do sono. Para isso criou um pequeno aparelho que se coloca no pulso. A informação recolhida é enviada aos servidores na cloud da Ectosense, onde os algoritmos clinicamente validados, processam os dados e produzem o relatório e diagnóstico que é enviado ao médico.

Em 2º e 3º lugar ficaram a CleenBeen Technologies e a LifeSymb, respetivamente, premiadas com um roadshow a Xangai.
A Cleenbeen apresentou uma solução para combater as infeções provocadas por bactérias nos hospitais e a LifeSymb propõe-se combater a dor lombar antes de esta se transformar numa lesão incapacitante, quer para o trabalho quer para a vida pessoal do seu portador.

O apuramento dos vencedores – de entre 15 finalistas de um total de 140 startups concorrentes.

Num ambiente jovem e descontraído os concorrentes apresentaram as suas propostas perante o júri, formado por Brad Bao, managing partner da Fosun kinzon Capital e presidente deste júri, Lingjiang Xu, Chief Representatitve da Fosun em Lisboa, José Alvarez Quintero e Rogério Campos Henriques, administradores da Fidelidade, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, Vitor Dinis, cofundador e CFO da Pathena, João Pereira, Diretor de IT da Portugal Ventures e Ricardo Marvão, Cofundador da Beta-i.
Domingos Guimarães, cofundador da Academia de Código e Gonçalo Fortes, fundador e CEO da Prodsmart foram oradores convidados para partilharem a sua experiência e o seu sucesso como “start-upers”.

A cerimónia contou ainda com Xu Weili, da embaixada da China em Portugal, que agradeceu à Fidelidade e à Fosun a iniciativa e falou do investimento da China no nosso país.

Jorge Magalhães Correia referiu que o Protechting é “um modo novo de se criar inovação”, que os 15 finalistas são 15 potenciais “unicórnios”, felicitando-os pelo seu trabalho fantástico com as propostas apresentadas, e deixando a promessa de lançar um novo Protechting já no próximo ano.
 
Na sequência da apresentação do filme da Fosun “Investir e Inovar pela Vida”, Liang Xinjun agradeceu a todos afirmando que todos eram vencedores e que tudo na vida depende do empreendedorismo, contando a história dos fundadores da Fosun há 24 anos: “acreditámos sempre que é importante mudar alguma coisa na nossa vida e não apenas viver como as gerações anteriores. Com esta iniciativa aprendemos mais sobre inovação e é muito importante aprender com os mais novos”

Fidelidade aos Empreendedores!
http://www.protechting.pt/

MAIS ARTIGOS