Verão rima com tostão

Literacia Financeira

contas-vida640-verao-tostao
As férias de verão, são em regra, a época mais aguardada para recarregar baterias para mais um ano de desafios.

Comece por definir o seu destino de viagem com base no orçamento que tem disponível para as férias tendo em conta todos os gastos esperados – transporte/viagem, alojamento, alimentação, seguros, guias de viagem, vacinas e medicamentos, taxas de aeroporto e atividades de lazer e incluindo os habituais imprevistos (sobretudo quando viaja para o estrangeiro), lembre-se que as férias mais felizes são aquelas em que há paz e desafogo financeiro e que devemos escolher o destino das férias com base no dinheiro disponível e não o contrário!

Com base nesse plano de gastos global, faça o seu plano de gastos diário e, a partir daí, planeie o itinerário diário nas férias – que pode muito bem resumir-se a ir para a praia apanhar Sol, mas, mesmo nesse caso, teremos sempre que nos deslocar, que comer, que nos proteger do Sol, enfim, que consumir e respeitar o limite de gastos. Todos os dias ao final do dia faça as contas e veja se cumpriu o seu limite.

Se for viajar de automóvel faça uma revisão prévia ao seu carro de forma a evitar despesas imprevistas de reparações e verifique se o seu seguro inclui assistência em viagem, levando sempre consigo esse número de contacto.
Se viajar de avião e pagar a viagem com cartão de crédito verifique se na cobertura do cartão de crédito existem seguros de assistência em viagem e/ou acidente e leve também o contacto respetivo.

MAIS ARTIGOS