Viajar, explorar e… poupar

Literacia Literacia Financeira

contas-vida640-junho16

A chave para não termos que nos preocupar com dinheiro é tornar a sua gestão o mais clara, consciente e automatizada possível, alinhada com a nossa capacidade financeira e os nossos objetivos de vida.

E isto é verdade em qualquer altura do ano, férias incluídas por isso deixo-lhe dicas úteis para tornar as suas férias financeiramente livres e descontraídas.

 

1 – Planear as férias

Para começar faça um plano de gastos global (com todas as despesas: viagem, hotel, aluguer de carro, comida, etc) e um plano de gastos diário e, a partir daí, planeie o itinerário diário nas férias – que pode muito bem resumir-se a ir para a praia apanhar Sol e não fazer mais nada, mas mesmo nesse caso, teremos sempre que nos deslocar, que comer, que nos proteger do Sol, enfim, que consumir e respeitar o nosso limite de gastos, para continuarmos descansados no mês a seguir às férias.

Todos os dias ao final do dia faça as contas e veja se cumpriu o seu limite.

Se for viajar de automóvel faça uma revisão prévia ao seu carro de forma a evitar despesas imprevistas de reparações e verifique se o seu seguro inclui assistência em viagem, levando sempre consigo esse número de contacto.

Se viajar de avião e pagar a viagem com cartão de crédito verifique se na cobertura do cartão de crédito existem seguros de assistência em viagem e/ou acidente e leve também o contacto respectivo.

2 – Poupar

É possível fazer férias por muito pouco e podemos tornar-nos especialistas em encontrar boas soluções a custos reduzidos. Um exemplo disso é a troca de casa, com a poupança que a mesma traz. Se tiver interesse basta procurar em: www.trocacasa.pt e colocar aí a sua casa.

No estrangeiro também poderá trocar de casa ou então alugar um apartamento ou um quarto socorrendo-se para isso do site www.craigslist.org que cobre já um grande número de pontos no globo.

Para comunicar com a família e amigos durante as férias use os inúmeros sistemas de comunicação grátis via Internet desde o Skype ao Viber, etc.

3 – Lazer grátis

Use a imaginação e organize passeios no campo, de bicicleta, visitas a monumentos e museus nos dias em que são grátis, a jardins. Consulte o programa de festas municipais no seu destino de férias em Portugal, pois na sua grande maioria são ricos e grátis! Disfrute de tudo o que lhe é oferecido neste Verão!

MAIS ARTIGOS